Tordos Wines
A vinícola
Tordos é um projeto que nasceu em 2015, movido pela paixão pelo vinho dos seus três membros: Paco Puga (enólogo), Diego Goico e Máximo Lichtschein. Essa união surgiu com o objetivo de fazer vinhos que representem o Vale Calchaquí apoiados pela vinha na zona alta de Tolombón (Cafayate – Salta). Nós nos chamamos de Tordos em homenagem um pássaro da região, que não faz ninho, mas sim deposita os seus ovos no ninho dos outros. No início, para fazer nossos vinhos usávamos ninhos de outras vinícolas em Cafayate, e é por isso o apelido de Tordos. Ao mesmo tempo, aplica-se ao facto de trabalharmos em total liberdade, vinificando combinações de variedades e áreas que nos interessam. Nos sentimos confortáveis com essa flexibilidade e acreditamos que podemos dar ao consumidor experiências inesquecíveis.
Os nossos 10 hectares de vinha, localizados na encosta a leste do Alto Valle de Tolombon – Salta, fornecem uvas de altíssima qualidade. Devido a clima seco e ventos intensos a saúde das uvas é ótima, dispensando da utilização de agroquímicos.
O enólogo
Nascido em San Juan, Francisco “Paco” Puga formou-se em Enologia e Agronomia. Em 1998, viajou para França para adquirir experiência em primeira mão na Borgonha. Nos últimos 20 anos, Paco reforçou seus conhecimentos enológicos trabalhando em Salta. Foi enólogo nas vinícolas Colomé, El Esteco, Peñaflor, e atualmente é enólogo chefe da reconhecida vinícola El Porvenir. No ano 2022 foi escolhido melhor enólogo do ano pelo crítico de vinhos Tim Atkins.
